sábado, 28 de agosto de 2010

•*Significados dos Livros*•

Em crepúsculo pareçe ter sido escolhido para explicar o sentimento que Edward tem um relação a sua vida de vampiro e a sua relação com Bella.Para Bella,o crepúsculo pareçe significar seu encontro com Edward e a vontade que ela tem de se tornar vampira,assim como ele observando os crepúsculos de cada dia durante toda a eternidade,como ela mesma propõe:"Algumas coisas não têm que acabar".Já para o 2° livro,o título Lua Nova refere-se a fase da Lua oposta a cheia,fase em que o Sol está no lado oposto a Lua,não possibilitando a visão da Tera,do lado brilhante.As noites com Lua nova são as mais escuras.Desta mesma forma,o título "Lua Nova" representa o momento mais negro da vida de Bella,quando é abandonada por seu grande amor. O 3° livro traz como título Eclipse por que Bella se aproxima muito de Jacob,porém ela o via como um Sol que espantava as nuvens da sua vida.Contudo,para Jacob ser o Sol não adiantaria muito,pois como ele mesmo afirma,as nuvens podem espantar,mas não poderiam fazer nada contra um eclipse,nesse caso,referindo se a Edward,que seria um fato imutável sempre vivo no coração de Bella e ninguém poderia lutar contra isso,assim como não se pode lutar contra um eclipse. O 4° e último livro,Amanheçer,representa o começo de uma nova vida para Bella,e o inicio de sua vida como vampira.Os títulos estão interligados,contando a história deste romance,em que Bella conheçe e se apaixona por um vampiro desejando ser como ele.Como sugere o crepúsculo de cada dia,passa por momentos não muito agradáveis quando teme ser abandonada para sempre,vivendo na escuridão como uma noite ("Lua Nova" & "Eclipse"),até enfim,surgir o amanheçer,apontando para um novo e radiante começo. Crepúsculo

A maçã na capa do livro,significa "o fruto proibido",assim como sugere o Gênesis 3:3,quando Deus proíbe o homem de comer ou tocar no fruto da árvore no meio do jardim,a maçã.Na capa,tem um significado muito mais simbólico do que real,até mesmo religioso,no caso,a maçã representa Bella,o fruto proibído de Edward.

Outro fato que revela nesse caso,são as mãos que seguram e ofereçem a maçã,percebe-se que são mãos femininas,talves represente Bella,que apesar se saber a real e secreta identidade de Edward,entrega-se a ele sem nenhum medo.

Lua Nova

A flor na capa do livro é uma tulipa,e o jogo de cores e pétalas nos passa a impressão que escorre sangue por ela.Nesta capa,uma pequena pétala vermelha caindo da tulipa,que remete a uma gota de sangue sendo derramada,como aconteçe com a própria protagonista deste livro.

Porém,Sthephenie Meyer diz não saber o significado desta capa do livro,ela afirma:"A outra capa,como eu ja disse,tinha um monte de significados para mim,mas esta,eu não sei.Não fui eu que escolhi esta,foi a diretora de arte,mas além de eu não saber o significado,eu adorei esta capa e a simplicidade dela."

Eclipse

A capa do livro possui uma fita vermelha arrebentada.Assim como todas as outras capas,o vermelho está sempre presente e não deixa esqueçer que é uma história de vampiros.O vermelho das capas,pode ser associado como o sangue de Bella,tão desejado por Edward. A capa deste livro,pode ser representado pela fita arrebentada,se relaciona com os novos caminhos a tomar,como escolher entre Edward ou Jacob. Por outro lado,a fita não está totalmente arrebentada,remetendo a completa tarefa,que Bella ainda não consiguiu alcançar qual é a de desprender-se totalmente da vida humana.Isso por que ela está decidida em transformar-se em vampira para ficar com Edward.

Amanheçer

Na capa desse livro há um tabuleiro de xadrez com a rainha da cor branca na frente e um peão vermelho no fundo.Assim como nos livros anteriores,há um objeto na cor vermelha,demonstrando o grande empecilho existente entre o amor do casal protagonista,o sangue e o desejo do perigo.

A rainha ma capa está maior e em destaque no centro,ela representa Bella,que no começo era apenas uma adolescente frágil e retraída,e que agora é um tipo de rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário